A Mediaocean, uma plataforma de missão crítica para publicidade omnichannel, lançou seu Relatório de mercado de 2022 e Perspectivas de 2023 .
O relatório semestral destaca as forças que impulsionam a economia publicitária conforme visto pelos líderes do setor, incluindo grandes mudanças no comportamento do consumidor e no ambiente macroeconômico geral.
Em uma pesquisa realizada entre mais de 600 líderes de provedores de mídia, agências de publicidade e empresas de tecnologia, a Mediaocean coletou informações que se concentraram nas principais tendências de mídia e marketing, juntamente com investimentos em publicidade projetados para 2023. Mais notavelmente, as descobertas mostram que, apesar de um ano turbulento para profissionais de marketing e uma série de mudanças importantes para navegar, há uma confiança crescente no potencial de soluções de tecnologia emergentes para apoiar seus objetivos. Essas ferramentas abrangem automação criativa, aprendizado de máquina, integrações entre plataformas e medição.
A pesquisa também revelou uma resposta surpreendente a várias mudanças nas plataformas sociais. A publicidade social – e o vídeo de formato curto em particular – capturará mais aumentos de gastos ano a ano em 2023 do que qualquer outro canal. Em relação às maiores oportunidades para melhorar as campanhas sociais pagas, mais da metade dos entrevistados citou “melhores ferramentas criativas e de produção”.
Talvez na nota mais otimista do relatório, os entrevistados foram questionados sobre qual inovação tecnológica única eles acham que será mais impactante para sua publicidade em 2023. A principal resposta foi “melhorias na medição”, seguida de perto por “melhorias no planejamento e execução de mídia integrada, ” demonstrando a crença dos entrevistados no progresso iminente nesta questão.
Em um ano definido pela retórica política divisiva, um tema-chave que surgiu foi uma preocupação contínua com a segurança e adequação dos ambientes de mídia. Pouco mais da metade dos entrevistados espera que suas preocupações com a segurança da marca permaneçam as mesmas no próximo ano, enquanto aproximadamente 40% esperam que essas preocupações aumentem. Uma porcentagem de um dígito espera que essas preocupações diminuam.
Aaron Goldman, CMO da Mediaocean, disse: “Em 2022, vimos uma quantidade considerável de mudanças no cenário digital e de mídia, em grande parte devido ao ambiente macroeconômico e ao aumento das taxas de inflação que continuam a moldar o sentimento do consumidor.
“Para combater os desafios futuros, nossa pesquisa mostra que as prioridades estão sendo colocadas em social pago, TV e vídeo convergentes, automação criativa e medição de plataforma cruzada. Na Mediaocean, continuaremos a fornecer soluções de tecnologia de missão crítica que atendam às principais necessidades do ecossistema de publicidade”.