Como escrever um comunicado de imprensa e um modelo gratuito

Como escrever um comunicado de imprensa e um modelo gratuito

Um comunicado de imprensa é uma ótima maneira de promover sua empresa ou marca para um público amplo. Conta com canais de mídia (como jornais, revistas e veículos online como Wired ou BuzzFeed) que podem divulgar notícias e informações em escala local, nacional e global. Use-o para aprimorar todos os seus esforços de marketing digital e obter o melhor dos dois mundos.

Um comunicado de imprensa não apenas pode divulgar informações rapidamente, mas também é econômico, pois, diferentemente dos anúncios pagos ou da publicidade tradicional, você está usando um canal não pago para divulgar o conhecimento.

conceito de comunicado à imprensa para modelo de banners, panfleto, capa de  livros 3421237 Vetor no Vecteezy

Precisa convencer que os press releases funcionam? A Warner Leisure Hotels criou um gin apelidado de ‘Anti-aGin’ que continha colágeno, antioxidantes e botânicos de ‘cura da pele’ para ajudar a ‘reduzir a celulite e os danos causados ​​pelo sol’. A façanha resultou em 1.000 peças de cobertura global e o gin esgotando online em 24 horas! 

Embora possa parecer fácil escrever um comunicado e enviá-lo para a mídia, existem alguns elementos envolvidos em escrever um que chama a atenção de jornalistas ou editores. 

Neste guia útil e abrangente, veremos como criar um ótimo comunicado de imprensa para promover seu negócio. 

Conheça seu público

Como qualquer estratégia de marketing, você precisa conhecer seu público ao elaborar um comunicado de imprensa. Com quem voce quer falar?

Além disso, você precisa conhecer os leitores de qualquer meio de comunicação ou publicação para determinar se eles a) têm interesse em sua história eb) atraem o tipo de público que você está procurando. 

Por exemplo, se você está lançando uma nova filial ou ponto de venda em uma área, sua melhor aposta é segmentar a mídia local. É provável que um jornal nacional tenha muito pouco interesse na história. Ou se você deseja atingir um determinado grupo demográfico, por exemplo, mulheres e com mais de 35 anos, procure publicações com esse público-alvo principal.  

Se o seu público é de nicho, procure publicações de nicho. Portanto, se você é uma concessionária de carros, as publicações de automóveis ou automóveis serão o ajuste perfeito e terão como alvo o público que você deseja atrair. 

Nota : Certifique-se de incluir a imprensa tradicional e online na sua lista de alvos, pois ambas terão públicos e alcances diferentes.

Faça um brainstorming de um ângulo ou gancho

Os meios de comunicação recebem centenas de comunicados de imprensa todos os dias, por isso você precisa destacar o seu. Se você está promovendo um novo produto, não se concentre apenas no produto, pois isso geralmente não é empolgante, a menos que seja revolucionário ou tenha um apelo global como o McDonald’s .

Os anúncios que são dignos de notícia incluem:

  • Um novo produto ou serviço
  • Uma fusão ou aquisição
  • Uma parceria ou patrocínio de uma empresa local, evento esportivo ou instituição de caridade
  • Uma nova contratação ou promoção da empresa
  • Uma vitória de prêmio
  • Uma mudança de marca ou expansão da empresa
  • Hospedando um evento ou sediando um concurso
  • Pesquisa original ou resultados de pesquisa

A chave para criar um ângulo ou gancho para sua liberação é observar qual impacto ou solução ela trará. 

Por exemplo, se você estiver lançando um novo produto, como ele mudará ou melhorará a vida das pessoas? Como é diferente do que já existe no mercado? Quem beneficiará mais, por exemplo, pessoas com deficiência, gestantes, etc.?

A mídia só vai pegar em histórias que atraem seu público. Isso pode ser de uma perspectiva emocional ou se for do interesse de um grande número de pessoas. 

Dica: faça um brainstorming e faça uma lista dos recursos e/ou impacto de suas notícias. Por que alguém se importaria com isso? Por que você se importa com isso? Há um aspecto emocional nisso? Isso ajudará você a criar um ângulo interessante.

Crie um ótimo título

Assim como um ótimo e-mail, um ótimo press release requer um título interessante. Ele deve encapsular exatamente o que você está anunciando, mas ser conciso e chamar a atenção. 

Um ótimo título deve:

  • Seja curto e atraente (10 palavras são suficientes!)
  • Concentre-se no anúncio
  • Evite clichês ou hipérboles
  • Use verbos de ação
  • Seja específico e relevante para o seu público

Aqui está um exemplo da Kraft Heinz sobre o lançamento de uma nova competição buscando o ‘Primeiro Artista Chefe de Hambúrguer’. 

Heinz é o primeiro artista chefe de hambúrgueres da história
Heinz é o primeiro artista chefe de hambúrgueres da história

Este título funciona porque faz você parar e querer lê-lo novamente. A frase ‘Head Burger Artist’ é inovadora e atrairá um público amplo, mesmo como uma peça de conversa. Além disso, é a primeira vez que a empresa faz isso. Observe que eles também usam ‘Is Searching’, o que adiciona um ar de intriga e antecipação ao título. 

Plataforma de mídia social em ascensão, o TikTok se concentra em um público mais de nicho – ‘pequenas empresas’ – em seu lançamento, mostrado abaixo, mas o título mostra o valor ou o que eles estão oferecendo imediatamente. Ele usa um novo estudo para gerar interesse e inclui um vídeo – a coisa pela qual é famoso – no conteúdo do corpo. 

Comunicado de imprensa do TikTok
Comunicado de imprensa do TikTok
Anuncios Online Gestor Trafego Marketing De Conteudo