Dicas e exemplos de e-mail marketing para 2023

Dicas e exemplos de e-mail marketing para 2023

Em 2023, a privacidade dos dados se tornará ainda mais importante para os profissionais de marketing  , pois as pessoas procuram proteger suas informações pessoais e compartilhá-las apenas com empresas em que confiam. 

Além disso, o fim dos cookies de terceiros tornará mais difícil para os profissionais de marketing segmentar clientes por meio de anúncios e, portanto, eles precisam de um canal que permita a coleta de dados primários (e consensuais). Bem-vindo ao maravilhoso mundo do e-mail marketing. 

E-mail Marketing: O que é e como fazer - Guia completo!

Embora muitos de vocês já estejam usando e-mails em suas atividades de marketing, você os está usando de forma eficaz para entregar conteúdo personalizado ao seu público? 

De acordo com a pesquisa da Pathwire , 84% dos consumidores dizem que verificam seus e-mails pelo menos uma vez por dia. Isso oferece grandes oportunidades para colocar sua empresa ou marca na frente de muitas pessoas.   

Então, quais são as melhores dicas para o sucesso do email marketing para captura e engajamento de dados? Vejamos 9 dos melhores para ajudar a melhorar e otimizar suas atividades de email marketing. 

1) Use a personalização

O fato é que a personalização funciona. O Relatório de Engajamento do Cliente de 2022 da Merkle descobriu que quase 80% dos líderes empresariais dizem que os consumidores gastam mais (uma média de 34% a mais) quando sua experiência é personalizada. 

Apesar do sucesso da personalização, os clientes sentem que as empresas não estão atendendo às suas expectativas quando se trata de ser mais pessoal, de acordo com o ‘State of the Connected Customer’ da Salesforce . 

O 'estado do cliente conectado' da Salesforce
O ‘estado do cliente conectado’ da Salesforce

Não seja uma dessas empresas! Use a personalização em seu e-mail para impulsionar não apenas a taxa de abertura, mas também o engajamento. Isso pode ser tão simples quanto incluir o primeiro nome do destinatário na linha de assunto ou entrar em contato com as pessoas em ocasiões como seu aniversário.  

Certifique-se também de fazer seu e-mail de uma pessoa, não de uma empresa. Você pode fazer isso incluindo o nome de uma pessoa na seção “de”. Isso garantirá que um nome esteja claro para um destinatário quando chegar em sua caixa de entrada. Você também pode incluir uma fotografia para que uma pessoa apareça em vez de um logotipo como neste exemplo da Dubsat. 

E-mail Dubsat
E-mail Dubsat

A automação (veja esta lista de algumas das principais ferramentas ) também é útil na personalização, pois pode habilitar emails acionados por comportamento. São e-mails enviados com base em como os clientes interagem com seus produtos ou serviços. Aqui está um exemplo do fluxo de trabalho da Sephora para uma reação do cliente. 

E-mails de gatilho da Sephora
E-mails de gatilho da Sephora

2) Escreva uma linha de assunto atraente

Não há como subestimar o poder de uma linha de assunto perfeita em seu e-mail . É a primeira coisa que uma pessoa vê em sua caixa de entrada, portanto, vale a pena dedicar um tempo para escrever uma que seja relevante e que chame a atenção. 

Há muitas maneiras de chamar a atenção de alguém com um título:

  • Seja pessoal – como mencionamos acima, use um nome na linha de assunto ou se refira a algo que ressoe, por exemplo, uma compra anterior ou download de e-book
  • Use o humor – As pessoas são mais propensas a abrir um e-mail que as faça sorrir ou despertar sua curiosidade. Não tenha medo de usar o humor, mas certifique-se de que é algo que seu público vai entender. 
  • Incluir emojis – As pessoas estão acostumadas a usar emojis, então inclua aqueles que são relevantes ou para enfatizar seu tópico
  • Use linguagem poderosa – Fique longe de linguagem fraca ou clichê. Procure incluir palavras que excitam ou convidam à ação. 
  • Dica no conteúdo – Sua linha de assunto deve refletir o conteúdo do e-mail, então não use apenas um título porque funcionou da última vez. Torná-lo relevante. 
  • Deixe as pessoas curiosas – As pessoas odeiam perder, então use isso a seu favor em seu e-mail. Aqui está um assunto de pré-visualização abaixo para dar um exemplo. 
Exemplo de linha de assunto de e-mail
Exemplo de linha de assunto de e-mail

Aqui está uma visão mais detalhada de como escrever um e-mail se você precisar de ajuda nessa área.

3) Audite e limpe suas listas de e-mail

Você já deve saber sobre o fim dos cookies de terceiros no Google em 2024 e a introdução do Mail Privacy Protection (MPP) da Apple. Isso tornou a maneira como você captura e usa os dados ainda mais importante para garantir a proteção das informações do cliente. 

O e-mail é um exemplo perfeito dessa importante fonte de dados primária – informações consensuais – e você deve fazer o possível para proteger esses dados. É importante examinar seu banco de dados e limpá-lo. Certifique-se de ter permissão para usar todos os endereços de e-mail que você tem em suas listas. Se alguém cancelou a inscrição, certifique-se de retirá-lo de todas as listas ativas.

Se você tiver um banco de assinantes de e-mail inativos, entre em contato com eles para tentar reengajar e se oferecer para removê-los se não for mais relevante. Afinal, é melhor ter um banco de dados menor de clientes potenciais interessados ​​do que muitas pessoas desinteressadas. 

4) Use o marketing omnicanal

Em 2023 e além, o marketing omnichannel é uma tendência crescente para empresas de todos os tamanhos. 

Mas o que é marketing omnichannel ? Simplificando, está usando todos os canais de marketing em todo o seu potencial e criando uma experiência perfeita à medida que o cliente passa de um canal para outro. 

O email tem um papel importante a desempenhar no omnichannel. A vantagem é que o e-mail é flexível, fácil de personalizar, fácil de testar e pode fornecer informações sobre as preferências e comportamentos do cliente. 

Em combinação com outros canais, como mídia social, pesquisa paga ou marketing de pesquisa, o e-mail pode gerar engajamento e fidelizar o cliente. 

5) Inclua links relevantes

Uma vez que alguém clicou em seu e-mail, você deseja que seja o mais fácil possível direcioná-lo para onde você deseja que ele vá. 

Não basta enviar uma perspectiva ou cliente para o éter do seu site. Certifique-se de criar páginas de destino relevantes e personalizadas que são uma continuação do conteúdo do email. 

Além disso, inclua identificadores de mídia social para que as pessoas possam encontrar sua marca facilmente online. Inclua apenas as plataformas nas quais você está ativo para garantir que o conteúdo esteja atualizado e você seja responsivo. 

Dica: Confira ‘A Anatomia de um Email de Marketing Eficaz’ para mais informações.  

6) Considere a interatividade

Você pode incluir interatividade em seu e-mail convidando as pessoas a deslizar, clicar, tocar ou assistir. Pode ser um relógio de contagem regressiva, um vídeo ou um GIF. O principal é que isso faz com que alguém se detenha no seu e-mail. 

Este e-mail do Google Local Guides apresenta um GIF que mostra ao destinatário como tirar uma foto com eficiência. Isso é seguido por dicas sobre como tirar uma foto eficaz para incluir no Google. Não é apenas atraente, mas altamente relevante para seu público.  

E-mail do Google Maps
E-mail do Google Maps

Este é outro exemplo de GIF da Nike que mostra seus produtos em vez de tentar obter uma imagem de cada um em um e-mail ou depender de cliques para uma página de destino.  

E-mail gif da Nike
E-mail gif da Nike

7) Tenha uma boa UI e UX

É vital criar uma experiência perfeita para um cliente em potencial ou cliente em todos os seus canais. Isso significa que você precisa levar em consideração a experiência do usuário ( UX ) e sua interface do usuário (UI) ao incluir links em seus e-mails. 

Em outras palavras, se você está oferecendo um desconto de 20% em um produto, o próximo ponto de contato deve ser uma página que forneça uma visão geral ou descrição desse produto com um CTA simples para permitir a compra. 

O design e as cores também devem ser semelhantes para que não haja confusão quando uma pessoa clicar. A consistência é crucial. Você também pode otimizar para dispositivos móveis para garantir que qualquer ponto de contato seja compatível com dispositivos móveis e acessível . 

8) Use Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) pode ser muito útil no seu email marketing. Existem ferramentas como o assistente de redação Rytr e a plataforma de entrega Sendgrid que automatizam alguns processos para ajudar a aumentar o engajamento e a receita. 

A IA pode ajudá-lo a usar técnicas avançadas de ciência da computação e poder de fogo computacional para obter insights de big data e dados do cliente (o que inclui o comportamento do cliente). As ferramentas podem ajudar a escrever uma cópia de e-mail, limpar listas, otimizar os tempos de envio e enviar boletins informativos automatizados. 

Confira as melhores ferramentas de IA e automação de marketing para usar. 

9) Veja exemplos de e-mails do seu setor e concorrentes

A melhor maneira de criar uma ótima campanha de e-mail é observar as bem-sucedidas que obtêm respostas em seu setor ou concorrentes. 

 Uma ferramenta como Mailcharts permite que você veja campanhas para obter insights de dados históricos e em tempo real. Vejamos algumas indústrias para dar exemplos. 

Anuncios Online Gestor Trafego Marketing De Conteudo