Google Ads: um guia para iniciantes para configurar seus anúncios

Google Ads: um guia para iniciantes para configurar seus anúncios

Competir online para conquistar novos clientes não é tarefa fácil. Existem muitos profissionais de marketing experientes por aí que conhecem todos os prós e contras do marketing pago (PPC) . 

Naturalmente, esse nível de conhecimento torna muito mais fácil para os anunciantes experientes ganhar essa participação de mercado que você está lutando para conquistar.

Mas, embora esse possa ser o caso, você pode entrar em ação se aprender a usar os mesmos truques que os profissionais.

Um desses truques é aprender a usar o Google Ads para envolver os clientes de maneira eficaz e fazê-los pensar sobre sua marca.

Você sabia? As campanhas pagas geram 65% dos cliques recebidos pelo Google Ads. Assim, com a abordagem certa, você pode acelerar o crescimento do seu negócio por meio dessa plataforma mais popular.

Inspirado? Aqui estão algumas dicas sobre como você pode aproveitar o Google Ads e fazê-lo funcionar a seu favor.

Google Ads para advogados: como ficar em 1° lugar no Google?

Sim, vamos descobrir como fazer o Google Ads.

O que é o Google Ads?

O Google Ads é a plataforma (ou ecossistema) de marketing e publicidade on-line paga do Google. O uso da plataforma permitirá que você configure um mix dinâmico de anúncios online direcionados a segmentos específicos do seu público-alvo.

É possível fazer lances para palavras-chave ou termos relevantes para aumentar suas chances de veicular seus anúncios para os clientes certos nos momentos em que eles têm maior probabilidade de interagir com sua marca. Você pode gerenciar suas campanhas e criar seu conteúdo de anúncio de um só lugar enquanto acompanha seu desempenho por meio das ferramentas de análise integradas da plataforma.

Se você deseja gerar engajamento, aumentar o reconhecimento da sua marca e gerar mais vendas, o Google Ads deve ser uma parte essencial de sua estratégia de marketing pago.

Dica: a atualização recente do Google está definida para proibir as empresas de usar cookies para rastrear dados do consumidor. Para continuar acompanhando o desempenho do seu anúncio com o Google Analytics e obtendo dados valiosos para suas campanhas futuras, confira nosso guia para configurar o GA4 .

Por que usar o Google Ads?

O Google Ads tem algo para empresas de todos os tamanhos com orçamentos, metas de publicidade e públicos-alvo diferentes. O serviço oferece muitos benefícios para os profissionais de marketing digital:

  • Tem um alcance enorme . Hoje em dia, quando os consumidores têm uma consulta, seu primeiro ponto de parada é o Google. Sua empresa pode oferecer soluções valiosas para algumas dessas consultas. Quando você anuncia no Google Ads, é mais provável que os pesquisadores relevantes encontrem você, cliquem nos seus anúncios e convertam
  • Não é complicado de usar . O Google Ads torna tudo simples e fácil de entender
  • Ele ajuda você a aumentar o reconhecimento da marca, reforçando o nome da sua marca e tornando-o visível para os consumidores, o que, por sua vez, ajuda a criar confiança
  • Ele ajuda você a gerenciar várias contas de clientes de forma eficiente e em um só lugar
  • Ele permite que você coloque restrições em seu orçamento diário , para que você não precise gastar mais dinheiro do que deseja. Você pode decidir quanto quer gastar e só pagar quando alguém interagir com seu anúncio

Como você anuncia no Google Ads?

Agora que você sabe o que a plataforma faz e por que vale a pena usá-la, vamos ver como anunciar no Google Ads.

Passo 1: Aprenda o básico

Antes de começar a criar seus anúncios, é importante se familiarizar com os conceitos básicos da plataforma. Ao aprender os processos e funções fundamentais da plataforma, você terá mais chances de escolher termos-chave, definir parâmetros e criar conteúdo que ressoe com seu público-alvo, gerando um retorno do investimento (ROI) consistentemente saudável no processo.

Passo 2: Configurando a conta

Na maioria dos casos, é melhor começar com uma conta de administrador porque ela é gratuita e permite que você crie várias contas filhas nela. Mesmo se você precisar apenas de uma conta de criança no início, poderá descobrir com o tempo que precisa de uma segunda ou terceira. Eles podem ser facilmente adicionados à conta de administrador.

Para criar uma conta de administrador do Google Ads:

  • Acesse este link: https://ads.google.com/home/tools/manager-accounts/
  • Clique em Criar uma conta de administrador e siga as instruções
  • Inscreva-se usando seu endereço do Gmail
  • Observação : não é possível configurar uma conta de administrador com um endereço de e-mail já atribuído a outra conta do Google Ads. Deve ser um endereço de e-mail que não esteja associado a nenhuma conta do Google Ads. Idealmente, você deve usar um novo endereço de e-mail para configurar sua conta de administrador. Em seguida, você pode vincular todas as suas outras contas do Google Ads à sua conta de administrador, não ao seu endereço de e-mail.
  • Adicione contas filhas adicionais conforme necessário para seus esforços de publicidade do Google
Página inicial do Google Ads
Página inicial do Google Ads

Etapa 3: encontrar palavras-chave para segmentar

Quando se trata de saber como anunciar no Google de forma eficaz, segmentar as palavras-chave certas é essencial.

Com a Ferramenta Planejador de palavras-chave da plataforma , você pode:

  • Reúna dados de volume de pesquisa sobre palavras-chave e frases específicas
  • Entenda quanto custará por clique fazer lances em termos de pesquisa específicos para seus anúncios do Google
  • Descubra novas palavras-chave e termos que podem ter um bom desempenho em suas campanhas publicitárias e causar um impacto real com seu público-alvo

Para que sua pesquisa de palavras-chave do Google Ads seja perfeita e obtenha o melhor ROI possível para seus esforços, explore nosso infográfico de cinco etapas de pesquisa de palavras-chave . Você também pode baixar nosso kit de ferramentas de pesquisa de palavras-chave essenciais . 

Etapa 4: escolher o tipo de anúncio que você deseja exibir

A próxima etapa na configuração do Google Ads para o sucesso é escolher o tipo de anúncio que você deseja exibir com base em suas metas de marketing específicas.

Aqui está um guia rápido que irá ajudá-lo a decidir:

  • Pesquisa : anúncios de texto na página de resultados de pesquisa
  • Vídeo : anúncios baseados em vídeo nas páginas de resultados de pesquisa do YouTube e do Google
  • Compras : listagens de produtos, geralmente exibidas em um carrossel na parte superior de uma página de resultados de pesquisa do Google
  • Display : anúncios baseados em imagens ou conteúdo baseado em anúncios exibidos em sites, aplicativos e plataformas na extensa Rede de Display do Google
  • Descoberta : anúncios altamente visuais exibidos em feeds de usuários na Rede de Display do Google
  • Local : conteúdo de anúncio do Google que é veiculado para públicos-alvo regionais altamente segmentados

Etapa 5: criar estratégias de orçamento e estratégia de lances

Para extrair o máximo de valor de cada um de seus anúncios, você deve escolher a estratégia de lances certa .

No que diz respeito ao Google Ads, você pode fazer seus lances manualmente ou com a funcionalidade de lances automáticos da plataforma .

Se você tiver um orçamento de anúncio limitado, usar um processo de lance manual é uma boa ideia, pois você pode definir um limite definitivo para seu custo por clique (CPC) . Mas, se você deseja economizar tempo e otimizar seus anúncios em várias campanhas (e seu orçamento é um pouco mais flexível), os lances automáticos podem oferecer excelentes retornos. Lembre-se de que os lances automáticos custarão mais para exibir seus anúncios.

Dica: confira o guia básico de lances do Google para otimizar sua estratégia com base em suas metas e orçamento.

Etapa 6: criar o anúncio

Este é o ponto em nosso Como fazer anúncios do Google quando criamos o conteúdo em si. Para criar anúncios que se destaquem e inspirem seus clientes em potencial a agir, você deve planejar:

  • Escreva um título eficaz que inclua palavras-chave relevantes e frases acionáveis
  • Crie uma cópia do corpo que descreva os principais USPs, seja conversacional, represente o tom de voz da sua marca e incentive as pessoas a clicar
  • Inclua recursos visuais de alta qualidade (imagens, gráficos ou conteúdo de vídeo) que dão vida ao produto, serviço ou evento que você está promovendo

Lembre -se : para garantir que seu anúncio atraia o público certo, considere com quem está falando ao criar seu Google Ads. Nosso modelo prático de buyer persona ajudará você a começar.

Passo 7: Preparando a página de destino do seu site

Quando alguém clica em seu anúncio, o destino deve ser tão valioso e atraente quanto o próprio anúncio. Sua página de destino deve cumprir suas promessas do Google Ad e expandir suas mensagens.

Não apenas sua página de destino deve ser consistente com seu anúncio em termos de branding e tom de voz, mas também deve ser otimizada para a melhor experiência do usuário (UX) possível .

Você sabia? Você tem apenas oito segundos para causar uma boa primeira impressão em sua landing page. Portanto, configurá-lo da maneira certa é vital.

Para configurar suas páginas de destino com eficiência e aumentar suas taxas de conversão, confira nosso guia de práticas recomendadas para ótimas páginas de destino .

Etapa 8: teste os anúncios e otimize

Por último, mas não menos importante, você deve sempre testar seus anúncios para descobrir como otimizar seus esforços futuros para obter o máximo de resultados.

Uma das maneiras mais eficazes de descobrir quais variações de seus anúncios geram os melhores resultados é por meio de algo chamado teste A/B.

O teste A/B é um processo em que você testa duas versões do mesmo conteúdo de anúncio, com elementos ligeiramente diferentes (cópia, imagens, design, esquemas de cores, botões de call-to-action etc.). Ao fazer isso, você pode ver quais elementos têm melhor desempenho e otimizar seu anúncio de acordo.

Nossa lição de teste A/B lhe dirá tudo o que você precisa saber para configurar e começar a otimizar suas campanhas de anúncios do Google.

Outra maneira impactante de testar e otimizar seus anúncios é por meio de testes de grupos de anúncios. Essa abordagem de teste rápida e escalável permitirá que você compare seus anúncios e, por fim, descubra qual conteúdo apresenta melhor desempenho em cada grupo de anúncios específico. O guia interno do Google para testes de grupos de anúncios é um recurso útil que o guiará pelo processo.

O que fazer e o que não fazer ao exibir seus anúncios do Google

Agora que você sabe como configurar e executar uma campanha do Google Ads, veremos alguns prós e contras para colocá-lo no caminho certo.

Do:

  • Certifique-se de que sua página de destino seja coesa com seu anúncio e cumpra suas promessas
  • Use uma extensa lista de palavras-chave negativas ao usar palavras-chave genéricas
  • Use a segmentação geográfica onde puder
  • Use uma ferramenta de planejamento de palavras-chave
  • Teste, meça e otimize seus esforços
  • Acompanhe suas conversões e use grupos de anúncios temáticos

Não

  • Escolha palavras-chave amplas e irrelevantes para suas campanhas publicitárias
  • Tente superar seus concorrentes sem um plano concreto
  • Envie tráfego para uma página genérica ou inicial em vez de uma página de vendas ou de destino dedicada
  • Escolha suas palavras-chave com base apenas no volume de pesquisa
  • Escreva ou crie anúncios sem um consumidor-alvo em mente

Como fazer masterclass do Google Ads

Esperamos que nosso guia sobre como anunciar no Google Ads ajude você a ficar à frente da concorrência e, para ter a melhor chance possível de sucesso, faça o download do nosso modelo de criador de anúncios do Google .

Para aprimorar ainda mais suas habilidades no Google Ads e aprender a dominar a arte da publicidade paga em várias plataformas, faça nosso curso curto de pagamento por clique (PPC, na sigla em inglês) flexível e reconhecido pelo setor.

Gestor Trafego Marketing Pago Vendas Online