Por que o marketing deve liderar sua transformação digital em 2023 e como fazê-lo

Por que o marketing deve liderar sua transformação digital em 2023 e como fazê-lo

Todos os profissionais de marketing querem criar uma melhor experiência para o cliente . É o que pode fazer ou quebrar uma organização, pois a experiência que um cliente potencial ou consumidor tem é fundamental não apenas para gerar conversões e receita, mas também para a fidelidade e defesa do cliente.

71% dos profissionais de marketing sênior e 61% dos profissionais de marketing de nível médio são responsáveis ​​pela transformação digital em suas organizações, de acordo com a pesquisa ‘The Marketing Evolution: Leadership, Transformation, Skills, Challenges & the Future’ . 

Apesar disso, ‘The 2021 State of Digital Transformation’ descobriu que apenas 23% dos CMOs são co-proprietários da transformação digital, com a TI assumindo a liderança com mais frequência. 

Mas esse não deveria ser o caso, pois os líderes de marketing e suas equipes estão em melhor posição para assumir um papel ativo na transformação. Neste blog, exploraremos as habilidades e o conhecimento que permitem que o marketing acelere e execute sua estratégia de transformação digital.

Transformação Digital | Entenda o que é e como funciona

Por que os líderes de marketing estão mais bem posicionados para liderar?

O papel de uma equipe de marketing é informar, influenciar e converter. Isso requer habilidades únicas e um conjunto de insights sobre o funcionamento de uma empresa e do cliente. 

Quando se trata de criar uma estratégia de transformação digital, os líderes de marketing podem recuar e ver o quadro maior; criar uma visão de onde a empresa está e onde ela precisa estar. 

Isso não é apenas para marketing, mas para toda a empresa e suas funções, pois todo o ciclo de vida do cliente precisa estar em mente na transformação digital, não apenas partes desse ciclo de vida 

Conheça seu cliente

Uma parte fundamental do trabalho de um profissional de marketing é manter-se atualizado sobre as novas tendências e desenvolvimentos . Isso não inclui apenas a tecnologia, mas também as necessidades e comportamentos dos clientes. Isso é vital para qualquer negócio no planejamento de cenários e na preparação para o futuro.   

Também não há como fugir da importância da experiência do cliente . Os clientes estão cada vez mais exigentes e procuram uma abordagem omnicanal em que todos os pontos de contato em uma empresa sejam consistentes e contínuos. 

Portanto, se um cliente clicar em uma postagem de mídia social para saber mais sobre um novo produto, certifique-se de que o próximo ponto de contato esteja relacionado a esse produto (por exemplo, página de destino personalizada) e esteja na marca, caso contrário, você perderá a atenção imediatamente. 

Entenda seus dados

Os líderes de marketing confiam nos dados. Isso os ajuda a tomar melhores decisões, seja o desempenho de um anúncio pago ou as taxas de fechamento do lead à venda.

Você pode ter grandes quantidades de dados, mas há uma habilidade para obter insights que serão importantes para seus negócios . Você deseja que os dados que impulsionam o desempenho, os leads e a receita e as equipes de marketing possam ajudar sua empresa a fazer isso. 

Conceber uma estratégia de transformação digital não é apenas entender seus dados de negócios, é conhecer o ecossistema mais amplo. Você sabe o que seus concorrentes estão fazendo? Você pode fornecer uma visão geral do seu setor e do que está surgindo como um desenvolvimento importante nos próximos 12 meses? 

Pesquisa de mercado e previsão fazem parte do trabalho de um CMO. É avaliar o ambiente externo e entender como um negócio se encaixa nele. Isso ajuda a fazer melhorias onde é importante e traz foco para áreas que podem ser subdesenvolvidas ou com poucos recursos em um negócio.  

Habilidades interpessoais

Conhecimento e habilidades técnicas são essenciais no local de trabalho de hoje, particularmente em marketing. No entanto, essa não é a imagem completa. 

As habilidades sociais, também conhecidas como habilidades de poder, que englobam comportamentos, traços de personalidade e hábitos de trabalho são igualmente importantes. Além disso, eles ajudam a criar equipes diversificadas e ágeis – uma necessidade para qualquer processo de transformação digital. 

‘The Future of Work: 2022 Global Report’ descobriu que as principais habilidades solicitadas pelos empregadores citaram habilidades sociais, como confiabilidade, flexibilidade, resolução de problemas e trabalho em equipe/colaboração. Outras habilidades sociais incluem criatividade , inovação, curiosidade e persuasão. 

O futuro do trabalho soft skills
O futuro do trabalho soft skills

São esses tipos de habilidades que promovem a colaboração e ajudam as pessoas a ter carreiras duradouras, o que, por sua vez, significa sucesso a longo prazo para uma empresa. 

Dica: leia ‘9 Soft Skills Essenciais para Profissionais de Marketing Digital’ se você deseja obter o conhecimento certo para sua equipe. 

O que os profissionais de marketing precisam ter: uma estratégia ágil

A agilidade é crucial na transformação digital. Ele ajuda as empresas a responder às mudanças em uma capacidade interna e externa. Essa capacidade de dinamizar rapidamente ajudará a manter ou melhorar o envolvimento do cliente e promover a harmonia na força de trabalho, criando funcionários produtivos e engajados . 

É por isso que os líderes de marketing e suas equipes precisam adotar uma estratégia ágil. Mas o que isso significa?

A agilidade empresarial é mais do que apenas a entrega de produtos ou softwares, trata-se da estrutura, operação e comportamento do seu negócio. Trata-se de estabelecer conexões profundas, uma direção adotiva e flexibilidade operacional (veja este exemplo abaixo da Riverflex ). 

Agilidade empresarial
Agilidade empresarial

Isso não deve se concentrar apenas em ser centrado no cliente, mas também no talento que você possui internamente. Trata-se de otimizar habilidades e conhecimento por meio de aprendizado contínuo e fácil aprimoramento com o pensamento ágil integrado. 

Em última análise, é uma visão holística e integrada de todo o seu ambiente de negócios, com todos trabalhando em direção a um objetivo comum e preparados para se adaptar quando necessário. 

Dica: Baixe ‘Evolução Perpétua: A interação de talento e tecnologia no futuro do marketing’ para obter opiniões de líderes do setor. 

Como você faz a transformação acontecer?

Pode ser difícil liderar e abraçar a mudança. Mas não há escolha no ambiente dinâmico de hoje. A pandemia nos mostrou a rapidez com que o ambiente externo pode mudar sem aviso prévio e é como você reage que determinará o sucesso. 

Alguns dos problemas mais comuns para a liderança na execução de mudanças, de acordo com o consultor de liderança da Fortune 500, que virou diretor de organizações sem fins lucrativos, Jacob Espinoza são:

– Falta de acompanhamento

– Paralisia de análise 

– Expectativas pouco claras

– Tomar decisões em uma bolha

– Mudar muito de uma vez

A solução para todos esses problemas? O volante de liderança envolve 5 passos simples. 

Volante de liderança
Volante de liderança
  1. Ouvir – Isso se concentra em ouvir seus clientes e funcionários. Interesse-se pelo feedback do cliente, como avaliações ou ligações, e envolva os clientes em pesquisas ou grupos focais. Para sua força de trabalho, crie um ambiente de feedback e realize reuniões regulares para obter insights. 
  2. Avaliar – Concentre-se em seus objetivos de negócios e consulte seus KPIs . Em seguida, use os dados que você tem para ver onde a maior mudança pode ser feita. Não espere por mais dados, deixe os profissionais de marketing usarem a inteligência que têm para tomar decisões.  
  3. Implementar – Informe e prepare sua equipe para a mudança. Cada membro da equipe deve saber o que está por vir, quando e o que se espera deles para alcançá-lo. Isso pode envolver fornecer treinamento, se necessário, e estar disponível para discutir o ‘porquê’ de avançar. 
  4. Execute – Trata-se de como você executa o que foi decidido e acompanha sua equipe. Nesta fase, treine e desenvolva quaisquer lacunas, comunique expectativas e reconheça os primeiros a adotar. 
  5. Repita – Comprometa-se com as mudanças que você está fazendo e leve suas equipes junto com você. Quando você fizer uma alteração, volte e repita essas etapas para as alterações subsequentes. Mudar é difícil, mas no final vale a pena.    

Dica: Leia ‘O futuro do marketing após o Covid-19’ para obter ótimas informações sobre o marketing pós-pandemia.  

Impulsione o sucesso dos negócios com sua equipe de marketing

A chave para o sucesso da transformação digital é ter uma equipe de marketing com conhecimentos e habilidades de ponta. Ajude seus profissionais de marketing a atingir todo o seu potencial oferecendo treinamento flexível e certificado online dos melhores do mercado. Entre em contato com a DMI hoje para capacitar seus funcionários e progredir em sua jornada de transformação. 

Gestor Trafego Marketing De Conteudo Vendas Online